A
produção acadêmica é de suma importância para a formação dos estudantes do
nível superior, pois a partir da elaboração destes, o aluno passa a organizar
pensamentos e decodificá-las através das palavras, de forma que as produções
não são fechadas apenas ao autor, mas difundida a outros estudantes, servindo
de base conceitual para os mesmos. Os
trabalhos acadêmicos são responsáveis pela formação em excelência do
profissional que se habitua a esta prática.
No
Ensino Superior, são muitos os alunos sentem dificuldades quando necessitam
produzir textos acadêmicos, pois os textos mais comuns solicitados no ensino
superior são: resenhas, resumos, fichamentos e artigos científicos. Sendo que
tais gêneros não são ensinados no ensino médio.
A Metodologia Científica é a disciplina que apresenta estes gêneros aos alunos, ajudando-o a se inserir nos processos sistemáticos e racionais, a fim de organizar o mundo das ideias. A partir de então, ao se sentir melhor enquadrado nos parâmetros estabelecidos para que se obtenha uma boa produção, o aluno começa a ter um melhor desenvolvimento para com a produção acadêmica.
O que caracteriza um texto acadêmico antes de qualquer coisa é o seu objeto: ele veicula alguma investigação artística, científica ou filosófica. Embora o texto acadêmico dependa da qualidade do seu objeto de estudo, este objeto pode não ser adequadamente compreendido se a forma que o reveste for deficiente. Por isso que os acadêmicos, seja de qualquer área do conhecimento, primam pela excelência de seus textos em que registram sua produção acadêmica.
A Metodologia Científica é a disciplina que apresenta estes gêneros aos alunos, ajudando-o a se inserir nos processos sistemáticos e racionais, a fim de organizar o mundo das ideias. A partir de então, ao se sentir melhor enquadrado nos parâmetros estabelecidos para que se obtenha uma boa produção, o aluno começa a ter um melhor desenvolvimento para com a produção acadêmica.
O que caracteriza um texto acadêmico antes de qualquer coisa é o seu objeto: ele veicula alguma investigação artística, científica ou filosófica. Embora o texto acadêmico dependa da qualidade do seu objeto de estudo, este objeto pode não ser adequadamente compreendido se a forma que o reveste for deficiente. Por isso que os acadêmicos, seja de qualquer área do conhecimento, primam pela excelência de seus textos em que registram sua produção acadêmica.
Não
há receitas pré-estabelecidas para formar um bom acadêmico. Isso depende tanto
da capacidade intelectual do indivíduo, como de sua formação escolar, cultural
e acadêmica, somadas a muita dedicação aos estudos.
Uma
das maiores dificuldades dos estudantes no Ensino Superior é a produção de
textos científicos. O aluno se prende ao conceito de que a disciplina de
metodologia científica se restringe somente ao quesito técnico de um texto
acadêmico, como paragrafação, espaçamento, tamanho de fonte, etc. Porém, além
disso, a disciplina de metodologia científica quer, antes de qualquer coisa,
incitar o aluno ao pensamento crítico e reflexivo com o mundo que o cerca,
preparando assim além de um profissional mais qualificado, um ser humano
melhor.
No
mundo acadêmico, fazer ciência é importante para todos pois é por meio dela que
se descobre e se inventam novas teorias. Essas teorias aliadas a um método
adequado representam, portanto, uma forma de pensar para se chegar à natureza
de um determinado problema quer seja para estudá-lo, quer seja para explicá-lo.
Dicas para a elaboração
de textos acadêmicos
Siga o formato: geralmente, trabalhos
acadêmicos exigem um formato específico no qual tem de se encaixar a estrutura
do trabalho.
Evite cópia literal: quando fizer
referência a trabalhos de outros pesquisadores, evite cópias literais. Tente
resumir o conteúdo de tais pesquisas e expor com suas próprias palavras, não
esquecendo de mencionar o nome do autor e o ano de publicação da obra.
Evite frases longas: se uma frase ocupa
mais de três linhas, revise-a e tente dividi-la em frases menores. Essa simples
atitude evita erros de sintaxe e erros relacionados às ideias apresentadas
(semântica).
Evite usar a primeira
pessoa:
tente sempre ser imparcial. Uma estratégia linguística eficaz é empregar os
verbos na terceira pessoa. Outro aspecto importante é a consciência de que se
deve ter do tempo verbal utilizado.
Gírias: são inadmissíveis,
assim como ironia, brincadeiras e referências pessoais ao leitor.O uso de
palavras estrangeiras requer a sua formatação em itálico.
Uso de siglas: quando uma sigla é
introduzida no texto, ou seja, é mencionada pela primeira vez, é importante que
colocar seu significado entre parênteses.
Figuras e tabelas: Tabelas são
preferíveis para apresentar números exatos. Geralmente, figuras requerem
explicação mais detalhada no texto, enquanto tabelas devem ser
auto-suficientes. Além disso, a legenda de figuras e tabelas pode mencionar
detalhes que não precisam ser repetidos no texto.
Na
produção de um trabalho acadêmico, como bem sabemos, é geradora de preocupação,
ansiedade, nervosismo, stress. Mesmo quando temos em boas ideias e objetivos
bem definidos, sentimo-nos inseguros e até mesmo amedrontados diante do papel e
da caneta, antes tão insignificantes.
Partes essenciais de um trabalho acadêmico
O título: A primeira impressão é a que fica. O título é a referência principal do seu trabalho. Um bom título contém poucas palavras, o necessário para descrever adequadamente e especificamente o conteúdo do artigo.
Resumo: um parágrafo, geralmente com até 250 palavras. Pode ser considerado uma propaganda ou trailer do artigo: é o primeiro contato com o trabalho, é o que atrai a atenção e o interesse do leitor. O resumo nunca menciona conclusões que não estão presentes no texto. Referências bibliográficas não são citadas no resumo.
Resumo: um parágrafo, geralmente com até 250 palavras. Pode ser considerado uma propaganda ou trailer do artigo: é o primeiro contato com o trabalho, é o que atrai a atenção e o interesse do leitor. O resumo nunca menciona conclusões que não estão presentes no texto. Referências bibliográficas não são citadas no resumo.
A introdução: é como um cartão de
visita, que deve ser claro, objetivo, limpo, direcionado à temática eleita, ela
deve funcionar como um cardápio, que incentiva e motiva a leitura do artigo, de
forma a torná-lo interessante e eficiente aos olhos de quem o lê.
O desenvolvimento corresponde à parte principal do trabalho na qual se faz a exposição ordenada e pormenorizada do assunto; pode ser dividida em seções e subseções; compreende a contextualização do tema e abrange:
a) A revisão da literatura: abordagem de teorias e/ou conceitos que fundamentam o trabalho, podendo constituir um ou vários capítulos.
b) Os métodos e procedimentos utilizados para coleta de dados: é a descrição da metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho, os procedimentos adotados nas etapas do trabalho no que se referem ao diagnóstico e/ou estudo de caso.
c) A apresentação e análise dos dados: nesta parte, são apresentados/descritos os dados e a análise dos mesmos, bem como os resultados alcançados, relacionando-os à revisão bibliográfica, dispondo ao leitor as deduções e conclusões pertinentes ao trabalho com o objetivo de reforçar ou refutar as ideias defendidas.
O desenvolvimento corresponde à parte principal do trabalho na qual se faz a exposição ordenada e pormenorizada do assunto; pode ser dividida em seções e subseções; compreende a contextualização do tema e abrange:
a) A revisão da literatura: abordagem de teorias e/ou conceitos que fundamentam o trabalho, podendo constituir um ou vários capítulos.
b) Os métodos e procedimentos utilizados para coleta de dados: é a descrição da metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho, os procedimentos adotados nas etapas do trabalho no que se referem ao diagnóstico e/ou estudo de caso.
c) A apresentação e análise dos dados: nesta parte, são apresentados/descritos os dados e a análise dos mesmos, bem como os resultados alcançados, relacionando-os à revisão bibliográfica, dispondo ao leitor as deduções e conclusões pertinentes ao trabalho com o objetivo de reforçar ou refutar as ideias defendidas.
A conclusão:
refere-se aos dados e resultados encontrados, compreendem o fechamento do
trabalho com as indicações e/ou recomendações.
As referencias bibliográficas:
Sequência – sobrenome todo em letras maiúsculas, o nome somente com inicial maiúscula. Título do livro em itálico. Se houver subtítulo escrever com letra normal. Local de publicação: nome da editora, seguido pelo ano de publicação.
Sequência – sobrenome todo em letras maiúsculas, o nome somente com inicial maiúscula. Título do livro em itálico. Se houver subtítulo escrever com letra normal. Local de publicação: nome da editora, seguido pelo ano de publicação.
a) Um autor: RUIZ,
João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 3 ed.
São Paulo: Atlas, 1991.
b) Dois autores: LOURENÇO,
Eva; MARCONI, Maria. Ensino Superior. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
c) Três
autores:TAFNER,
Malcon Anderson; TAFNER, José; FISHER, Juliane. Metodologia do trabalho
acadêmico. Curitiba: Juruá, 1998.
Autor e título
repetido: Sequência
– Se o autor e o título forem repetidos, mas diferirem as edições, sam-se dois
traços.
Exemplo: GARCIA,
Othon. Comunicação em prosa moderna. 2 ed. Rio de janeiro: FGV, 1978.
_______ . _______ . 8. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1980.
_______ . _______ . 8. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1980.
FONTES:
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