Pesquisar neste blogue

Traduzir para outras idiomas

quinta-feira, 27 de março de 2014

PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS


 

A produção acadêmica é de suma importância para a formação dos estudantes do nível superior, pois a partir da elaboração destes, o aluno passa a organizar pensamentos e decodificá-las através das palavras, de forma que as produções não são fechadas apenas ao autor, mas difundida a outros estudantes, servindo de base conceitual para os mesmos. Os trabalhos acadêmicos são responsáveis pela formação em excelência do profissional que se habitua a esta prática.
No Ensino Superior, são muitos os alunos sentem dificuldades quando necessitam produzir textos acadêmicos, pois os textos mais comuns solicitados no ensino superior são: resenhas, resumos, fichamentos e artigos científicos. Sendo que tais gêneros não são ensinados no ensino médio.
A Metodologia Científica é a disciplina que apresenta estes gêneros aos alunos, ajudando-o a se inserir nos processos sistemáticos e racionais, a fim de organizar o mundo das ideias. A partir de então, ao se sentir melhor enquadrado nos parâmetros estabelecidos para que se obtenha uma boa produção, o aluno começa a ter um melhor desenvolvimento para com a produção acadêmica.
O que caracteriza um texto acadêmico antes de qualquer coisa é o seu objeto: ele veicula alguma investigação artística, científica ou filosófica. Embora o texto acadêmico dependa da qualidade do seu objeto de estudo, este objeto pode não ser adequadamente compreendido se a forma que o reveste for deficiente. Por isso que os acadêmicos, seja de qualquer área do conhecimento, primam pela excelência de seus textos em que registram sua produção acadêmica.
Não há receitas pré-estabelecidas para formar um bom acadêmico. Isso depende tanto da capacidade intelectual do indivíduo, como de sua formação escolar, cultural e acadêmica, somadas a muita dedicação aos estudos.

Uma das maiores dificuldades dos estudantes no Ensino Superior é a produção de textos científicos. O aluno se prende ao conceito de que a disciplina de metodologia científica se restringe somente ao quesito técnico de um texto acadêmico, como paragrafação, espaçamento, tamanho de fonte, etc. Porém, além disso, a disciplina de metodologia científica quer, antes de qualquer coisa, incitar o aluno ao pensamento crítico e reflexivo com o mundo que o cerca, preparando assim além de um profissional mais qualificado, um ser humano melhor.
No mundo acadêmico, fazer ciência é importante para todos pois é por meio dela que se descobre e se inventam novas teorias. Essas teorias aliadas a um método adequado representam, portanto, uma forma de pensar para se chegar à natureza de um determinado problema quer seja para estudá-lo, quer seja para explicá-lo.

Dicas para a elaboração de textos acadêmicos

Siga o formato: geralmente, trabalhos acadêmicos exigem um formato específico no qual tem de se encaixar a estrutura do trabalho.
Evite cópia literal: quando fizer referência a trabalhos de outros pesquisadores, evite cópias literais. Tente resumir o conteúdo de tais pesquisas e expor com suas próprias palavras, não esquecendo de mencionar o nome do autor e o ano de publicação da obra.
Evite frases longas: se uma frase ocupa mais de três linhas, revise-a e tente dividi-la em frases menores. Essa simples atitude evita erros de sintaxe e erros relacionados às ideias apresentadas (semântica).
Evite usar a primeira pessoa: tente sempre ser imparcial. Uma estratégia linguística eficaz é empregar os verbos na terceira pessoa. Outro aspecto importante é a consciência de que se deve ter do tempo verbal utilizado.
Gírias: são inadmissíveis, assim como ironia, brincadeiras e referências pessoais ao leitor.O uso de palavras estrangeiras requer a sua formatação em itálico.
Uso de siglas: quando uma sigla é introduzida no texto, ou seja, é mencionada pela primeira vez, é importante que colocar seu significado entre parênteses.
Figuras e tabelas: Tabelas são preferíveis para apresentar números exatos. Geralmente, figuras requerem explicação mais detalhada no texto, enquanto tabelas devem ser auto-suficientes. Além disso, a legenda de figuras e tabelas pode mencionar detalhes que não precisam ser repetidos no texto.
Na produção de um trabalho acadêmico, como bem sabemos, é geradora de preocupação, ansiedade, nervosismo, stress. Mesmo quando temos em boas ideias e objetivos bem definidos, sentimo-nos inseguros e até mesmo amedrontados diante do papel e da caneta, antes tão insignificantes.

Partes essenciais de um trabalho acadêmico
O título: A primeira impressão é a que fica. O título é a referência principal do seu trabalho. Um bom título contém poucas palavras, o necessário para descrever adequadamente e especificamente o conteúdo do artigo.
Resumo: um parágrafo, geralmente com até 250 palavras. Pode ser considerado uma propaganda ou trailer do artigo: é o primeiro contato com o trabalho, é o que atrai a atenção e o interesse do leitor. O resumo nunca menciona conclusões que não estão presentes no texto. Referências bibliográficas não são citadas no resumo.
A introdução: é como um cartão de visita, que deve ser claro, objetivo, limpo, direcionado à temática eleita, ela deve funcionar como um cardápio, que incentiva e motiva a leitura do artigo, de forma a torná-lo interessante e eficiente aos olhos de quem o lê.
O desenvolvimento corresponde à parte principal do trabalho na qual se faz a exposição ordenada e pormenorizada do assunto; pode ser dividida em seções e subseções; compreende a contextualização do tema e abrange:
a) A revisão da literatura: abordagem de teorias e/ou conceitos que fundamentam o trabalho, podendo constituir um ou vários capítulos.
b) Os métodos e procedimentos utilizados para coleta de dados: é a descrição da metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho, os procedimentos adotados nas etapas do trabalho no que se referem ao diagnóstico e/ou estudo de caso.
c) A apresentação e análise dos dados: nesta parte, são apresentados/descritos os dados e a análise dos mesmos, bem como os resultados alcançados, relacionando-os à revisão bibliográfica, dispondo ao leitor as deduções e conclusões pertinentes ao trabalho com o objetivo de reforçar ou refutar as ideias defendidas.
A conclusão: refere-se aos dados e resultados encontrados, compreendem o fechamento do trabalho com as indicações e/ou recomendações.

As referencias bibliográficas:
Sequência – sobrenome todo em letras maiúsculas, o nome somente com inicial maiúscula. Título do livro em itálico. Se houver subtítulo escrever com letra normal. Local de publicação: nome da editora, seguido pelo ano de publicação.

a) Um autor: RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1991.

b) Dois autores: LOURENÇO, Eva; MARCONI, Maria. Ensino Superior. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

c) Três autores:TAFNER, Malcon Anderson; TAFNER, José; FISHER, Juliane. Metodologia do trabalho acadêmico. Curitiba: Juruá, 1998.
Autor e título repetido: Sequência – Se o autor e o título forem repetidos, mas diferirem as edições, sam-se dois traços.

Exemplo: GARCIA, Othon. Comunicação em prosa moderna. 2 ed. Rio de janeiro: FGV, 1978.
_______ . _______ . 8. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1980.


FONTES:


 

Sem comentários :