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quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Só existe ensino se alguém aprende




De acordo com Lídia Maria Rodrigo, autora da obra Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio, o desafio imposto pelo ensino de massa tornaram necessário não apenas romper com certas práticas pedagógicas tradicionais, mas também, aderir a uma nova concepção de ensino, uma vez que ela perdeu autonomia e centralidade que gozava anteriormente. 

O professor tradicional, preocupava-se, sobretudo, com os conteúdos e a competência para ministrar sua aula, esperando que a aprendizagem fosse uma decorrência natural. Entretanto, quando os problemas da aprendizagem começaram a multiplicar, a possibilidade de haver contradição entre a lógica de ensino e a lógica de aprendizagem tornou-se flagrante. 

A pretensa autonomia da noção de ensino teve de ser revista, uma vez que, se o aluno não aprende, o professor mão pode dizer que ensina, apesar da competência de seu discurso. Portanto, ensino e aprendizagem passaram a ser conhecidos como noções correlatas, tendo em conta que só existe ensino se alguém aprende. A educação escolar, deixou de girar em torno da sabedoria do professor, tendo deslocado seu foco principal para o aluno. 

Referência:

RODRIGO, Lima Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. - Campinas, SP: Autores associados, 2009. - (Coleção formação de professores). 

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