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sábado, 1 de novembro de 2014

CONCEITOS CENTRAIS DAS TEORIAS DE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON

Um estudo comparativo entre: Piaget, Vygotsky e Wallon.

Autor: Arlindo Nascimento Rocha[1]

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo comparativo entre três grandes teóricos da Educação: Piaget, Vigotsky e Wallom. 

OBJETIVOS:
Identificar os conceitos básicos da teoria de cada pensador;
Estabelecer as semelhanças e diferenças entre ambos pensadores. 



INTRODUÇÃO
Falar de Piaget, Vygotsky e Wallon é nos remeter a teorias que até hoje ajudam a professores e pesquisadores sobre o processamento da inteligência, do aprendizado e de desenvolvimento. A contribuição de cada um é muito relevante, uma vez que, nos ajuda a ter uma visão mais abrangente de como se processa o desenvolvimento do ensino e aprendizagem, embora, ambos nos mostram aspeto distintos, e, outras vezes semelhanças. Isso nos leva a confirmar mais uma vez que não existem teorias últimas, mas sim teorias, e por isso, é preciso conhecê-las para poder usá-las sempre que necessário.


APRESENTAÇÃO RESUMIDA DAS TEORIAS DE PIAGET, VIGOTSKY E WALLON


JEAN PIAGET

Formado em Biologia, Piaget especializou-se nos estudos do conhecimento humano, concluindo tendo desenvolvido a teoria conhecida por Epistemologia Genética. Sua principal questão é: Como o ser humano constrói o conhecimento? Ele elabora sua teoria através de observação empírica e elabora os seguintes conceitos básicos: 

ASSIMILAÇÃO - incorporação as experiências ou objetos às estratégias ou conceitos já existentes;
ACOMODAÇÃO - modificação e ajustamento dos esquemas em função de novas experiências ou informações;
EQUILIBRAÇÃO - fator essencial e determinante no desenvolvimento do sujeito ao processo de adaptação ao meio em que vive.


ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO:
SENSÓRIO-MOTOR - do nascimento a cerca de 18-24 meses;

PRÉ-OPERATÓRIO - aproximadamente entre 2 e 6/7 anos;
OPERATÓRIO CONCRETO - aproximadamente 7/8 até os 11/12 anos;
OPERATÓRIO FORMAL - a partir de 11/12 anos em diante.

IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS: A aprendizagem depende do processo de desenvolvimento cognitivo; O papel da escola é dar à criança oportunidade de agir sobre os objetos de conhecimento; O papel do professor um agente facilitador e desafiador de seus processos de elaboração; A criança é quem constrói seu próprio conhecimento.

LEV VYGOTSKY




Vygotsky levantou a questão da relação entre ensino e a aprendizagem escolar e desenvolvimento cognitivo. Ele fala muito da escola, dos professores e da interação pedagógica. Para Vygotsky, a criança nasce inserida num meio social, que é a família, e é nela que estabelece as primeiras relações com a linguagem na interação com os outros.

CONCEITOS CENTRAIS: 
Abordagem Histórico/Social; Forma de produção de trabalho humano e cultura; Mundo Histórico/Sujeito Histórico.
DO BIOLÓGICO PARA O HISTÓRICO SOCIAL

OS INSTRUMENTOS: tudo que se interpõe entre o homem e o ambiente, ampliando e modificando suas formas de ação; 

OS SIGNOS: tudo que é utilizado pelo homem para representar, evocar ou tomar presente o que está ausente constitui um signo: a palavra, o desenho e os símbolos. INTERNALIZAÇÃO processo interno de reconstrução de uma operação externa; 

INTERPSICOLÓGICO - relação entre indivíduos; INTRAPSICOLÓGICO - conexões com o que já temos de construção de conceitos.
PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO MUNDO CULTURAL: LINGUAGEM - a linguagem socializada; Linguagem egocêntrica; fala interna; 
O OUTRO SOCIAL - a interação social é a base do processo de aprendizagem humana; 
A METACOGNIÇÃO – a fala interna.


DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM 
O aprendizado impulsiona o desenvolvimento: 

Nível (Zona) de desenvolvimento real: capacidade de realizar tarefas de forma independente;
Zona de desenvolvimento proximal: é o que está em processo de amadurecimento, o que ainda não construí e não construo sozinho.
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA  
O conhecimento na sala de aula é um processo social e compartilhado; 
O professor serve como guia no processo da aprendizagem; o aluno é o sujeito da aprendizagem, aquele que aprende junto ao outro.

HENRI WALLON


Segundo Wallon, a gênese da inteligência é biológica e social, ou seja, o ser humano é organicamente social e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da cultura. Seu projeto teórico foi estudar a gênese dos processos que constituem o psiquismo humano. Considerava que a escola deveria perceber a criança como um ser total, concreto e ativo e de manter-se em contato com o meio social.


CONCEITOS CENTRAIS:
Estágios do Desenvolvimento Mental: 
1º Estágio -  impulsivo-emocional, ocorre no 1° ano de vida.; 2º Estágio - sensório-motor e projetivo: vai até os 3 anos; 
3º Estágio - personalismo: dos 3 aos 6 anos; 
4º Estágio - categorial: (6-11/12 anos); 
5º Estágio - predominância funcional; emoção: afetividade precede nitidamente o aparecimento das condutas; 
O Movimento: as necessidades cinéticas, de movimento, e as necessidades posturais são imprescindíveis ao desenvolvimento infantil.

CONTRIBUIÇÕES

O papel do outro na construção do conhecimento é indiscutível. O professor deixa de ser o agente exclusivo na formação das crianças. A interação com as outras crianças assume um papel fundamental no desenvolvimento e aprendizagem de cada uma delas. O movimento é imprescindível ao desenvolvimento da criança. A brincadeira assume um lugar essencial no desenvolvimento da criança. A emoção ocupa um lugar privilegiado no desenvolvimento do sujeito, em especial da criança; os conflitos, crises e contradições são pontos fecundos para a compreensão da pessoa humana. 


SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
Em relação a construção do conhecimento, para Piaget o conhecimento se dá a partir da relação do sujeito com o objeto dependendo do grau de desenvolvimento das suas estruturas cognitivas. Para Vygotsky que focou sua teoria na escola deixando claro os seguintes aspetos: Primeiro que o ser humano era um ser Filogenético, fazia parte de uma espécie; segundo que esse ser humano também era Ontogenético, nascia, crescia e morria; e que esse também era Microgenético, que por mais que sejam parecidos em alguns aspectos existem fatores genéticos individuais desse individuo. Para Wallon o desenvolvimento se dá também em estágios mas que são diferentes da Teoria Piagetiana. Wallon além de dar importância ao corpo da criança e a maturação biológica, considera importantíssima a emoção sendo a mesma fator principal em sua teoria, a observação é o método primordial, é a tentativa de entender o processo de desenvolvimento da criança.


Relativamente aos estágios de desenvolvimento, tanto Piaget como Wallon discorreram sobre o assunto. Na teoria de Piaget os estágios se dividem em quatro, enquanto para Wallon o desenvolvimento se dá em estágios, só que na sua teoria o individuo pode continuar em dois estágios, ou seja, um estágio encontra-se dentro do outro. Já Vygotsky nos dá o suporte teórico enfatizando a importância do meio cultural e das relações entre os sujeitos imersos num contexto histórico e a ênfase em seus processos de transformação.


O desenvolvimento humano, no modelo piagetiano, é explicado segundo o pressuposto de que existe uma conjuntura de relações interdependentes entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer; Vygotsky irá nos trazer o que chamamos mediação simbólica que é feita através dos signos que são construídos culturalmente e que são compartilhados por todos, Wallon por mais que reconheça o fator orgânico, biológico como Piaget relata que o mesmo é a primeira condição no desenvolvimento do pensamento, sendo o primeiro, mas não o único.

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[1] Pós-Graduando na Universidade Católica de Petrópolis-RJ

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