CONDIÇÕES
PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Para que a aprendizagem
significativa ocorra é preciso entender um processo de modificação do conhecimento,
em vez de comportamento em um sentido externo e observável, e reconhecer a importância
que os processos mentais têm nesse desenvolvimento.
Então, são necessárias duas
condições. Em primeiro lugar, o aluno precisa ter uma disposição para aprender;
em segundo lugar, o conteúdo escolar a ser aprendido tem que ser potencialmente
significativo, ou seja, ele tem que ser lógica e psicologicamente significativo.
ANÁLISE
E NOÇÃO DOS TIPOS DE APRENDIZAGEM
Para esclarecer como é
produzida a aprendizagem escolar, Ausubel propõe distinguir dois eixos ou
dimensões diferentes que originarão, a partir dos diversos valores que possam
tomar em cada caso, a classes diferentes de aprendizagem.
• Aprendizagem significativa/
• Aprendizagem memorística.
A aprendizagem significativa
é o eixo relativo à maneira de organizar o processo de aprendizagem e a
estrutura em torno da dimensão aprendizagem
por descoberta / aprendizagem receptiva. Essa dimensão refere-se à maneira
como o aluno recebe os conteúdos que deve aprender: quanto mais se aproxima do pólo de aprendizagem por descoberta, mais
esses conteúdos são recebidos de modo não acabado e o aluno deve defini-los ou
“descobri-los” antes de assimila-los; inversamente, quanto mais se aproxima do
pólo da aprendizagem receptiva, mais os conteúdos a serem aprendidos são dados
ao aluno em forma final, já acabada.
Enquanto que, aprendizagem memorística é o
eixo que remete ao tipo de processo que intervém na aprendizagem e origina um "continuum" delimitado pela aprendizagem significativa, por um lado, e pela
aprendizagem mecânica ou repetitiva, por outro. Nesse caso, a distinção
estabelece, ou não, por parte do aluno, relações substanciais entre os
conceitos que estão presentes na sua estrutura cognitiva e o novo conteúdo que
é preciso aprender.
Quando mais se relaciona o
novo conteúdo de maneira substancial e não arbitrária com algum aspecto da
estrutura cognitiva prévia que lhe for relevante, mais próximo se está da
aprendizagem significativa. Quanto menos se estabelece esse tipo de relação,
mais próxima se está da aprendizagem mecânica ou repetitiva.
A noção de aprendizagem
significativa, definida dessa maneira, torna-se nesse momento o eixo central da
teoria de Ausubel. Efetivamente, a aprendizagem significativa tem vantagens
notáveis, tanto do ponto de vista do enriquecimento da estrutura cognitiva do
aluno como do ponto de vista da lembrança posterior e da utilização para
experimentar novas aprendizagens, fatores que a delimitam como sendo a aprendizagem
mais adequada para ser promovida entre os alunos.
Pode-se conseguir a
aprendizagem significativa tanto por meio da descoberta como por meio da
repetição, já que essa dimensão não constitui uma distinção tão crucial como
dimensão de aprendizagem significativa/aprendizagem repetitiva, do ponto de
vista da explicação da aprendizagem escolar e do delineamento do ensino.
Contudo, e com relação a essa segunda dimensão, Ausubel destaca como são importantes,
pelo tipo peculiar de conhecimento que pretende transmitir, a educação escolar
e, pelas próprias finalidades que possui a aprendizagem significativa por
percepção verbal.
Segundo a teoria de Ausubel,
na aprendizagem há três vantagens essenciais em relação à aprendizagem
memorística.
Em
primeiro lugar, o conhecimento que se adquire de maneira
significativa é retido e lembrado por mais tempo;
Em
segundo lugar, aumenta a capacidade de aprender outros
conteúdos de uma maneira mais fácil, mesmo se a informação original for
esquecida;
E,
em terceiro lugar, uma vez esquecida, facilita a aprendizagem
seguinte – a “reaprendizagem”, para dizer de outra maneira. A explicação dessas
vantagens está nos processos específicos por meio dos quais se produz a
aprendizagem significativa como um processo central, a interação entre a
estrutura cognitiva prévia do aluno e o conteúdo de aprendizagem. Essa
interação traduz-se em um processo de modificação mútua tanto da estrutura
cognitiva inicial como do conteúdo que é preciso aprender, constituindo o núcleo
da aprendizagem significativa, o que é crucial para entender as propriedades e
a potencialidade
A
CONSTRUÇÃO HUMANA ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
A reforma educativa tem como
missão não somente a ordenação do sistema educativo, mas também a oferta de
conteúdos e metodologias de aprendizagem. Ela supõe também a reforma do
currículo e, por consequência, dos propósitos e condições para que a educação
seja eficaz. Em outras palavras, para que a mudança da funcionalidade do
sistema educativo seja verdadeira, é necessária uma profunda reforma de
conteúdos e métodos.
A intervenção educativa
precisa de uma mudança de ótica substancial, na qual não somente abranja o
saber, mas também o saber fazer, bem como o aprender a aprender. Para isso, é
necessário que os rumos da ação educativa incorporem em sua trajetória um
conjunto de legalidades processuais.
Em primeiro lugar, a ação
educativa deve estar condicionada ao nível de desenvolvimento dos alunos, os
quais nem sempre vêm marcados pelos estudos evolutivos existentes e que, por
tal motivo, devem complementar-se com a exploração dos conhecimentos prévios
dos alunos. A soma de sua competência cognitiva e de seus conhecimentos prévios
marcará o nível de desenvolvimento dos alunos.
Segundo, a construção das
aprendizagens significativas implica a conexão ou vinculação do que o aluno
sabe com os conhecimentos novos, quer dizer, o antigo com o novo. A clássica
repetição para aprender deve ser deixada de fora na medida do possível. É importante
que os alunos “realizem aprendizagens significativas
por si próprias”. Assim, garantem-se a compreensão e a facilitação de novas
aprendizagens ao ter-se um suporte básico na estrutura cognitiva prévia
construída pelo sujeito.
Em terceiro, faz-se
necessário modificar os esquemas do sujeito, como resultado do aprender significativamente.
Uma maneira adequada de ampliar e/ou
modificar as estruturas do aluno consiste em provocar discordâncias ou
conflitos cognitivos que representem desequilíbrios a partir dos quais,
mediante atividades, o aluno consiga reequilibrar-se, superando a discordância
reconstruindo o conhecimento (PIAGET, 1997). Para isso, é necessário que as
aprendizagens não sejam excessivamente simples, o que provocaria frustração ou
rejeição.
Em resumo, o que é sugerido
é a participação ativa do sujeito, sua atividade estruturante, o que supõe a
participação pessoal do aluno na aquisição de conhecimentos, de maneira que
eles não sejam uma repetição ou cópia dos formulas dados pelo professor ou pelo
livro didático, mas uma reelaboração pessoal.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
O aluno que hoje frequenta
uma escola infelizmente ainda vê o conhecimento como algo muito distante da sua
realidade, pouco aproveitável ou significativo nas suas necessidades
cotidianas. Na sua teoria, Ausubel apresenta uma aprendizagem que tenha como
ambiente uma comunicação eficaz, respeite e conduza o aluno a imaginar-se como
parte integrante desse novo conhecimento através de elos, de termos familiares
a ele. Através da palavra, o educador pode diminuir a distância entre a teoria
e a prática na escola, capacitando-se de uma linguagem que ao mesmo tempo desafie
e leve o aluno a refletir e sonhar, conhecendo a sua realidade e os seus
anseios.
O próprio educador,
praticante da sua área de conhecimento, é uma ferramenta do saber do aluno. Se
ele for apaixonado pela sua área de conhecimento e for capaz de encantar, o aluno
poderá talvez perceber que existe algo pelo qual alguém de fato se interessou e
que talvez possa valer a pena seguir o mesmo caminho. Mas se essa não for a
realidade vivida pelo professor, se ele apenas transmitir aquilo que leu nos
livros, por mais que ele fale de determinado assunto, todo corpo estará dizendo
o contrário e o aluno provavelmente terá aquele conhecimento como algo para
apenas ser cumprido, porque a mente humana é capaz de fazer leituras bastante
profundas dos detalhes aparentemente insignificantes, mas que certamente têm um
grande poder de semear profundo significados.
file:///C:/Users/Convidado/Downloads/MEQII-2013-%20TEXTOS%20COMPLEMENTARES-%20AULA%205.pdf
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