Experiências Religiosas e Mídias Sociais no Contexto da Sociedade
da Pós-Verdade
Coordenação
Prof. Dr. José J. Queiroz
Ementa:
A temática Experiências
Religiosas e Mídias Sociais no Contexto da Sociedade da presumida Pós-Verdade
assume como perspectiva basilar investigar as múltiplas possibilidades de
experiências religiosas mediadas pelas mídias sociais, em um contexto marcado pela
pós-verdade. As mídias sociais configuram-se, no contemporâneo, como locus
privilegiado de comunicação e difusão de ideias e valores. Têm sido assumidas
como campo fértil para a propagação de mensagens religiosas. No ambiente
virtual viceja a interpretação solta, subjetiva, descompromissada com a noção
de uma verdade objetiva. É importante analisar quais os impactos para a
experiência religiosa de interpretações que abrem mão de uma concepção objetiva
de verdade, amplamente replicadas via mídias sociais.
Mesa de Abertura
Prof. Dr. Frank Usarski /
Prof. Dr. José J. Queiroz / Prof. Dr. João Duque
Definicio Terminorio.
Mesa Temática 1
Mediador Prof. Dr. Adelino
Francisco de Oliveira
A Verdade da Experiência
Religiosa na Internet e nas Mídias Sociais.
Partindo da analise do
conceito de experiência religiosa, debater como tal experiência se faz presente
no universo da Internet e das mídias sociais.
Mesa Temática 2
Mediadora Prof.ª Dra. Maria
Luiza Guedes
A Mensagem Religiosa diante da
Cultura da Pós-Verdade.
Analisar como a experiência
religiosa que se articula a verdade dialoga com a cultura da pós-verdade.
Mesa Temática 3
Mediador Mestrando Victor
Aversa
Experiência Religiosa e
Transformação Social entre o Senso Comum e a Pós-Verdade.
Avaliar e perspectivar possibilidades
de transformação social a partir das experiências religiosas que demarcam o
contemporâneo.
Conferência de Encerramento
Autoridades e lideranças
religiosas no tempo das mídias digitais.
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