Comênio, pensador tcheco do
século XVII, defendeu o ensino de “tudo para todos” e fundamentou um método
para ensinar e aprender.
“Didática significa arte de
ensinar.” Este é o grande e solene anúncio de Comênio na saudação que faz aos
leitores em Didática Magna, um tratado da arte universal de ensinar tudo a
todos. Como um pensador atento a seu tempo, reúne nesta obra sua proposta metodológica
que as escolas deveriam seguir no processo de ensino e de aprendizagem.
Trata-se de uma expressão e
uma resposta aos desafios sociais e educacionais do século XVII, em que se
vivia a passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Tudo estava em processo
de mudança. Surgiam gradativamente uma nova forma de trabalho, a ciência, a
filosofia, a literatura e a educação; realizavam-se grandes viagens; novas
terras eram descobertas; tudo se universalizava.
Tornava-se necessário que
todas essas conquistas sociais e científicas passassem a ser parte do
conhecimento escolar. Isso somente poderia acontecer se houvesse um processo
pedagógico-didático que fosse do mesmo tamanho dos novos inventos universais
humanos.
Comênio preocupou-se em
apresentar os fundamentos sobre os quais se pudesse edificar um método de
ensinar e de aprender com tal segurança que seria impossível não obter bons
resultados. Esse método devia ter um fundamento tão sólido que conduzisse, com
certeza e sem erro, ao progresso intelectual...
Sem comentários :
Enviar um comentário