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quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Evolução histórica da supervisão educacional

Segundo Saviani, a função supervisora acompanha a ação educativa desde suas origens- conforme essa função vai sendo explicitada, esboçando-se no espírito a ideia de supervisão, abre-se o caminho para se colocar a questão da ação supervisora como profissão - como uma especialidade com contornos definidos implicando determinadas qualificações que exigem uma formação específica. Ela será organizada com o status de profissão quando além dos requisitos teóricos se impõe como uma tarefa que na divisão técnica e social do trabalho requer agentes especializados.

Na antiguidade e Idade Média - não se põe o problema da ação supervisora, em sentido estrito. A escola constituía uma estrutura simples, limitada à relação do mestre com seus discípulos (Saviani, 1994, p. 98).

Na Idade Moderna surgiu o inspetor de ensino que avaliava as tarefas pedagógicas do professor. O inspetor técnico apareceu com a revolução francesa e tinha como função promover o progresso educacional e vigiar a atividade do professor visando melhorar o desempenho do docente.

 Etimologicamente a palavra supervisão é composta de prefixo super (sobre) e pelo substantivo visão, ação de verificar; e assim o significado da palavra e olhar de cima no sentido de controlar a ação do outro.

 O curso de pedagogia surgiu no Brasil como consequência da preocupação coma formação de professores para a escola secundária, seu aparecimento foi concomitante ao das licenciaturas  ao ser criada a faculdade nacional e filosofia da universidade do Brasil. Essa faculdade formava  licenciados em varias áreas inclusive pedagogia.

 O modelo de curso acima durou ate 1969. No mesmo ano determinava que a formação de professores para o ensino normal e de especialistas para a atividade e orientação, administração, supervisão, inspeção fosse feita no curso de graduação em pedagogia de que resultava o grau de licenciado .

 Na década de 1970 surgiram as associações de supervisão educacional no Brasil, e o supervisor passou a ter diversas denominações: supervisor escolar, supervisor  pedagógico, supervisor de ensino, supervisor de educação e supervisor educacional.

 Medina (2002) apresenta a evolução da supervisão educacional em cinco momentos.
Para a autora, as marcas evolutivas a supervisão educacional são os que seguem:

1° ação supervisora voltada para o ensino primário. Possuía competência de inspeção, sendo encarregando de fiscalizar o prédio escolar e a frequência dos alunos e professores.

2°- ação supervisora industrial trazendo referencias da primeira fase da revolução industrial esse segundo momento surge com o crescimento da população, que indica a necessidade de mais professores.

3°- ação supervisora como forma de treinamento e orientação, surgem novas literaturas que ainda hoje são utilizadas pelos supervisores quando se referem ao desenvolvimento de suas ações.

4°- ação supervisora como questionamento, surgem indagações a respeito do papel a escola como um todo e da ação de seu especialista, principalmente do supervisor-profissional criticado por alguns professores, que delegam a ele as ações de impedimento e de fiscalização do seu trabalho;

5°- Ação supervisora e conceito repensado de escola, muitos autores enfatizam a escola como local de trabalho. em que o sucesso do aluno não depende exclusivamente do conhecimento de conteúdos, métodos, e técnicas. A escola torna-se um espaço em que todos aprendem e ensinam cada um ocupando sua posição, e onde o supervisor tem uma contribuição especifica e importante para dar no processo de ensino e aprendizagem.

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