Pesquisar neste blogue

Traduzir para outras idiomas

segunda-feira, 7 de junho de 2021

Definir limites não faz de você uma pessoa ruim




A educação familiar nunca foi tão importante quanto hoje, pois, a velocidade com que as coisas acontecem faz com que muitos pais não tenham consciência do quão é importante sua postura firme e efetiva na educação dos filhos.

Pais não podem continuar loteando a educação de seus filhos, atribuindo responsabilidades aos outros e esquecendo do seu papel.

Os pais têm responsabilidades acrescidas sobre o futuro emocional, social e intelectual dos seus filhos, excluindo assim, a pretensão de algumas famílias em terceirizar a educação dos mesmos, atribuindo à escola uma responsabilidade que também é deles.

Uma das atribuições que os pais devem ter em mente é a questão dos LIMITES. Na nossa atual sociedade, impor limites é um ato de AMOR.

Inicialmente, muitos pais podem não entender que, impor limites aos filhos desde tenra idade é uma forma preventiva de evitar futuros desvios comportamentais.

No limite, os pais devem AMAR e impor LIMITES aos seus filhos na mesma proporção. Portanto, é fundamental e salutar que estes possam ver nos pais, pessoas capazes de amá-los, protegê-los, educá-los e impor certos limites até que eles mesmos consigam fazê-lo por si mesmos.

Agindo assim, os pais estarão ajudando os seus filhos a galgar progressivamente níveis de maturidade, racionalidade, resiliência, capacidade de adaptar a mudanças, proteger sua psique e superar conflitos intra e interpessoais.

Sem comentários :