“(...) Quem
não vence sem riscos triunfa sem dignidade”
A.Cury.
Síndrome do Pensamento Acelerado
(SPA)
Nessa
sociedade fast-food, onde tudo é
rápido e pronto, alteramos perigosamente o ritmo da construção do pensamento. O
mesmo fenômeno que nos libertou pode produzir graves prisões, entre elas medo,
ódio e dependência. Seremos uma espécie de doentes que pouco honra a arte de
pensar. Não fomos equipados educacionalmente para atuar como gerenciadores da
psique, ou seja, para pensar.
Augusto
Cury inaugura o primeiro capítulo do seu livro “Ansiedade” como enfrentar o mal
do século, com a seguinte questão: Qual é o mal do século? Muitos não hesitam
em responder que seria a violência, as drogas, a depressão... Porém, segundo
Augusto Cury é a (SPA) Síndrome do pensamento Acelerado, que atinge mais de 80
% dos indivíduos de todas as idades, de alunos a professores, de intelectuais a
iletrados, de médicos a pacientes. Estamos no apogeu de medicina e da
psiquiatria, mas nunca estivemos tão doentes!
Segundo
Augusto Cury, existe muitas confusões no que tange a diagnósticos erados de psicólogos,
psiquiatras, psicopedagogos ao observarem crianças e adolescentes agitados, inquietos,
com dificuldade de concentração e rebeldes nas normas sociais atribuindo-lhes o
diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, quando na verdade a grande
maioria são vítimas da Síndrome do Pensamento Acelerado. Essa síndrome produz
sintomas semelhantes aos da hiperatividade, porém, suas causas são diferentes.
Na
hiperatividade há um fundo genético, enquanto que a SPA a inquietação é construída
pouco a pouco, ao longo dos anos. Entre as causas da SPA nas crianças está no excesso
de estimulação, de brinquedos, de atividades, de informação. Nesses casos é possível
corrigir ou “desacelerar” inicialmente a criança com SPA através do
desenvolvimento de atividades mais lentas e lúdicas, como ouvir música
tranquila, tocar instrumentos, praticar esportes, fazer teatro.
Apesar
dos professores serem profissionais mais importantes de uma sociedade, o
sistema educacional, está doente, formando pessoas doentes para uma sociedade estressante,
pois leva os alunos, da pré-escola à pós-graduação, a conhecer milhões de dados
sobre o mundo e que estamos, mas quase nada sobre o mundo que somos.
E
educação raramente auxilia os alunos a desenvolverem as ferramentas básicas
para aprenderem desde a mais tenra idade, a filtrar os estímulos estressantes,
proteger a emoção, gerenciar seus pensamentos, pensar antes de agir, ser
resilientes e, desse modo preparar o Eu gestor psíquico para lidar com a SPA. Segundo
Cury, é comum afirmarmos que estamos na era do conhecimento, da democratização
de informações, mas nunca produzimos tantos repetidores de informações, em vez
de pensadores.
Especialistas dizem que a síndrome do
pensamento acelerado não é uma doença, mas sim um sintoma vinculado a um quadro
de transtorno de ansiedade. As pessoas mais vulneráveis geralmente são aquelas
que são avaliadas constantemente por conta das suas obrigações profissionais,
não podendo desligar um minuto sequer, caso contrário o trabalho é
comprometido. As possíveis causas nos adultos são, além dessa ansiedade devido
à pressão profissional, o excesso de informações às quais somos submetidos
durante o dia, condição considerada normal nos dias de hoje.
Referencia:
CURY, Augusto "Ansiedade, Como Enfrentar o Mal do Século": A síndrome do pensamento Acelerado: como e porque a humanidade, adoeceu coletivamente, das crianças aos adultos Augusto Cury. 1. ed. Sâo Paulo: Saraiva 2014
Arlindo Nascimento Rocha.
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