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quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Ética na gestão escolar


A sociedade brasileira é intrinsecamente complexa e pluralista, tendo em vista a heterogeneidade do comportamento social, político e educacional. Isso implica, nomeadamente, que os aspectos próprios de cada contexto e suas diferenciações, estejam presentes de forma fundamentada e planejada na educação formal, que se pretende implementar nas escolas.

Atualmente a escola enfrenta o desafio em realizar um trabalho, não somente de formação acadêmica dos alunos, mas principalmente definir qual o seu objetivo central a nível de conduta ética e moral perante toda comunidade escolar e para a vida. 

 Nesse contexto, onde a cidadania é uma pedra basilar e a formação integral do indivíduo uma meta a atingir, gerenciar uma instituição escolar, vai além de cumprimento inescrupuloso de meros protocolos administrativos de forma centralizada e individualizada. A instituição escolar abrange um universo heterogêneo, no qual estão indivíduos com origens, caraterísticas e personalidades distintas que precisam ser atendidas e respeitadas na sua individualidade, por isso, ressalto Paro (2008, p. 130):
O gestor escolar tem de se conscientizar de que ele, sozinho, não pode administrar todos os problemas da escola. O caminho é a descentralização, isto é, o compartilhamento de responsabilidades com alunos, pais, professores e funcionários. Isso na maioria das vezes decorre do fato de o gestor centralizar tudo, não compartilhar as responsabilidades com os diversos atores da comunidade escolar. Na prática, entretanto, o que se dá é a mera rotinização e burocratização das atividades no interior da escola, e que nada contribui para a busca de maior eficiência na realização de seu fim educativo.

  Há um grande desafio, para o gestor escolar em realizar um trabalho que de fato seja construtivo para comunidade escolar da qual faz parte. Sendo assim, os princípios éticos de um gestor na comunidade escolar são fundamentais, para o êxito de todos que estão participando do ambiente escolar. Ser ético enquanto gestor escolar significa organizar ações que visem harmonizar o convívio entre os indivíduos do universo escolar.

 Ética na gestão escolar, esta pautada não somente em princípios pessoais do gestor, mas principalmente, na importância destes, na condução do trabalho de todos os envolvidos na comunidade escolar, qual a contribuição de fato para o reconhecimento de que todos que ali estão, são responsáveis direto, para o desenvolvimento e execução de um trabalho eficaz que permita o reconhecimento da importância de ser sujeito efetivo, da construção de um trabalho em conjunto.
O ato ético dificilmente é captado em sua totalidade pelo discurso ético, portanto estabelecer uma universalidade ou objetividade é extremamente difícil. Tal ato implica em conflitos que se manifestam nas relações cotidianas intersubjetivas, e a eticidade se qualifica tanto mais por sua problematização do que por outras formas de ser.

Os desafios do mundo da prática provocam, por vezes, conflitos entre aquilo a que o discurso se propõe e o que a prática constitui. Expressa a tática dos diferentes atores e as estratégias que adotam para a resolução desses conflitos, inclusive na construção de uma ética pessoal, constituindo as dimensões reflexivas sobre uma ética aplicada em seu poder exploratório. Assim, pensar nos contextos éticos não é simplesmente estabelecer a ética ou regras de conduta específicas para cada tipo de atividade, em vez disso, é iluminar os aspectos práticos da decisão de propor novos instrumentos para nova reflexão e ação.

A ética, então, não é separável da teoria da ação. Ela deriva sua significação a partir da aplicação prática dos princípios para o bem dos outros ou da equidade coletiva. Ela pressupõe a consciência de suas nascentes e seus efeitos reais, objetivando adquirir ou inventar formas de ser ético sem perder de vista a necessidade de reflexão aprofundada sobre as motivações e os meios para construir e desenvolver a humanidade.

Dessa forma, se não houver um esforço para estimular à prática da conduta ética, valorizando a credibilidade, a reputação, a transparência e a correção na condução e execução de rotinas, e, principalmente, no relacionamento pessoal com os colegas, professores, alunos, pais, a imagem da escola, pode estar sob constante ameaça.

Por isso, desenvolver a consciência ética é um objetivo que exige dedicação permanente através do acompanhamento e da avaliação das atitudes de todos os colaboradores, é uma atividade que exige o comprometimento de cada um dos gestores. Além disso, gestores que usam a fantasia de "chefe", costumam desmotivar os professores mais qualificados e talentosos, que se sentem oprimidos diante da ineficiência e das consequentes injustiças.

 Todo esse quadro interfere diretamente na manutenção de um ambiente de trabalho pouco saudável. Nesse cenário, os resultados até podem aparecer, mas, provavelmente, não serão consistentes.

Como se sabe, o mundo, como sempre, está mudando. Mas há uma diferença. Os avanços e as mudanças sociais, políticas e educacionais dos últimos anos atingiram a sociedade com velocidade impressionante. Este impacto se traduz numa crescente crise de valores, exigindo que posições e opiniões anteriormente imutáveis sejam revistas. Há uma necessidade de aprender, de descobrir e de, principalmente, desenvolver uma sensibilidade adequada a estes novos tempos.

Restam poucas dúvidas que o exercício profissional marca a existência de cada um de nós, mexendo com a inteligência, a afetividade, os princípios e os valores. No caso da educação escolarizada é relevante destacar que a profissão docente é ética por excelência; é um ato de “professar”, ou seja, exercer pública e socialmente o ato ético de contribuir na formação de pessoas (conduzindo e influenciando ações), no qual é constante a necessidade de decidir, de agir prudentemente, enfim, de fazer escolhas conscientes e valorações. Portanto, destacamos o conceito de ética, disponível em[1].
A eticidade consiste em um dos princípios fundamentais do Código Civil de 2002. Este princípio tem como consequência necessária o princípio da boa-fé objetiva, e significa que os indivíduos devem agir em boa-fé nas relações de caráter civil. Juntamente com os princípios de operabilidade e sociabilidade, o princípio da eticidade constitui um pilar importante do Código Civil Brasileiro, porque atribui valor à dignidade do ser humano. De acordo com esse princípio, um indivíduo deve ser íntegro, leal, honesto e justo. Isso significa que qualquer atitude que vá contra o princípio da eticidade deverá ser punida. A eticidade, sendo uma das características do código civil, garante que ele tem "sustentação ética", porque reconhece e valoriza a probidade, a solidariedade social e outras qualidades do ser humano.

Assim, no exercício da gestão educacional há reflexões pertinentes a serem procedidas constantemente, uma vez que ela implica em posturas e ações de decisão, escolha e valorações. A complexidade das inter-relações e interações na contemporaneidade, na qual um conjunto unitário e universal de valores não abarca todas as suas implicações, exige a presentificação da diversidade, da multiplicidade, da diferença que se impõe ao olhar ao interagir com os outros.

É preciso que o gestor esteja informado e consciente de que, na gestão de “sujeitos” e instituições educativas é central a necessidade de enfrentar os diversos desafios cotidianos com a ousadia da inovação, do diálogo e da prática de princípios e valores incontestáveis como a solidariedade, a justiça, o respeito mútuo, a tolerância, a participação coletiva, entre outros. Por si só, isso leva a interligação entre a reflexibilidade ética e o exercício de uma gestão educacional competente e prudente, garantindo assim a sustentabilidade do sistema e uma maior integração e sucesso no ensino e aprendizagem dos alunos.

In: SILVA, Magda Cristiane Elias. Poder Institucional e a Prática do Gestor Escolar: “A necessidade de se refletir sobre a prática gestora na escola”. Monografia de Pós-Graduação, UCP/IPETEC, 2015.




[1] Dicionário de Significados.com.br. Disponível em: http://www.significados.com.br/eticidade/. Acessado 14/05/2015

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