Resumo:
O presente artigo pretende
refletir sobre a profissão de supervisor de ensino, demonstrando a importância
da plena interação entre o professor e o supervisor, mediante as questões
educativas e pedagógicas decorrentes no cotidiano escolar.
Dentro da escola, a função
do supervisor nem sempre é bem delimitada. Muitos pensam que o profissional que
exerce o cargo, apenas comparece à escola para “fiscalizar” e dar “ordens”. Embora
outros acreditem que cabe a ele resolver problemas disciplinares dos alunos.
Pode-se dizer que os professores,
na sua grande maioria, veem o supervisor como agente de fiscalização da sua prática
pedagógica. Para os educadores a presença do supervisor é apenas para observar a
sua aula, e posteriormente delegar o que deve ser feito ou não.
Diante de tal situação, o
professor se sente desamparado, desprovido de auxílio, de trocas de
experiências e/ou vivências. Contudo, a presença do supervisor acaba se tornando
um incômodo.
Buscamos profundar sobre o tema, acreditando que a constante
interação, diálogo, e troca de experiências e vivências poderão contribuir para
um processo de ensino e aprendizagem significativo e contextualizado, como
também, tecemos algumas considerações sobre o importante papel do supervisor
escolar no processo educativo.
Palavras
chave: Supervisor, professor, interação, diálogo, fiscalização.
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