Aula 1 - Filosofia
-
Da Mitologia à Filosofia: Rupturas e Continuidades
Da Mitologia à Filosofia: Rupturas e Continuidades
TEXTO COMPLEMENTAR
Mito e Filosofia
O homem pode ser
identificado e caracterizado como um ser que pensa e cria explicações. Criando
explicações, cria pensamentos. Na criação do pensamento, estão presentes tanto
o mito como a racionalidade, ou seja, a base mitológica, enquanto pensamento
por figuras, e a base racional, enquanto pensamento por conceitos. Esses
elementos são constituintes do processo de formação do conhecimento filosófico.
Este fato não pode deixar de ser considerado, pois é a partir dele que o homem
desenvolve suas ideias, cria sistemas, elabora leis, códigos, práticas.
Compreender que o surgimento
do pensamento racional, conceitual, entre os gregos, foi decisivo no
desenvolvimento da cultura da civilização ocidental é condição para que se
entenda a conquista da autonomia da razão (lógos) diante do mito. Isso marca o
advento de uma etapa fundamental na história do pensamento e do desenvolvimento
de todas as concepções científicas produzidas ao longo da história humana.
O conhecimento de como isso
se deu e quais foram as condições que permitiram a passagem do mito à filosofia
elucidam uma das questões fundamentais para a compreensão das grandes linhas de
pensamento que dominam todas as nossas tradições culturais. Deste modo, é de
fundamental importância que o estudante do Ensino Médio conheça o contexto
histórico e político do surgimento da filosofia e o que ela significou para a
cultura. Esta passagem do pensamento mítico ao pensamento racional no contexto
grego é importante para que o estudante perceba que os mesmos conflitos entre
mito e razão, vividos pelos gregos, são problemas presentes, ainda hoje, em
nossa sociedade, na qual a própria ciência depara-se com o elemento da crença
mitológica ao apresentar-se como neutra, escondendo interesses políticos ou
econômicos em sua roupagem sistemática, por exemplo.
Ao escrever sobre o conteúdo
estruturante Mito e Filosofia, os autores preocupam-se em desenvolver textos
que permitam aos estudantes de filosofia fazerem a experiência filosófica a
partir de três recortes, que são: Mito e Filosofia; O Deserto do Real; Ironia e
Filosofia. Além destes, muitos outros recortes são possíveis dentro deste
Conteúdo Estruturante.
- Mito e Filosofia: trata do problema da ordem e da desordem no mundo. O homem, ao procurar a ordem do mundo, cria tanto o mito como a filosofia. Muitos povos da antiguidade experimentaram o mito, que é um pensamento por imagens. Os gregos também fizeram a experiência de ordenar o mundo por meio do Mito. Estes perceberam que o Mito era um jeito de ordenar o mundo. A experiência política grega, ao longo dos anos, trouxe a possibilidade do pensamento como logos (razão), pois a vida na pólis impôs exigências que o mito já não satisfazia. Mas será que com a filosofia o mito desaparece? Será que em nossa sociedade ainda nos orientamos pelo pensamento mítico? Além dessas e outras questões, esse conteúdo procurará as conexões sociológicas e históricas para entender o mito e o nascimento da filosofia na Grécia.
- O Deserto do Real: trata do problema da distinção entre pensamento crítico e não crítico. O que é real, o que parece ser real? É proposto que se pense na realidade virtual, tão presente em nosso cotidiano. Quais as consequências disso para a constituição do nosso pensamento? Além disso, trata-se da condição histórica do surgimento da Filosofia, o que nos permite perceber a importância da Filosofia para a constituição da democracia e do pensamento político. O texto propõe interdisciplinaridade com a Sociologia e a História.
- Ironia e Filosofia: propõe a ironia como experiência do método filosófico. Basta olhar para nosso dia-a-dia para perceber a ironia. O mundo é irônico, enquanto alguns se fecham em suas casas outros estão presos em sua condição social. É neste contexto que a ironia torna-se uma possibilidade de exercício do pensamento filosófico. Sócrates é apresentado como o primeiro filósofo a utilizar a ironia para levar seus discípulos rumo à aporia para que melhor se apropriassem do pensamento, a maiêutica. Além de Sócrates, Marx é um filósofo que mostra a sociedade capitalista como sendo uma grande ironia, com seus ideais de liberdade e democracia, mas que de fato não dá a todos esse direito. A música e a literatura são possibilidades de se desenvolver a ironia, seja para lutar contra o poder político autoritário, seja para questionar e criticar a sociedade burguesa falso moralista e conservadora.
Os autores apresentam propostas de atividades
que podem possibilitar o exercício do pensamento, do estudo e da criação de
conceitos. Essas atividades levam estudantes e professores a filosofar por meio
dos conteúdos da História da Filosofia.
Esse exercício do filosofar
ocorrerá por meio da leitura, do debate, da argumentação, da exposição e
análise do pensamento. A escrita constitui-se como elemento importante de
registro e sistematização, sem a qual o discurso pode perder-se no vazio. É
importante lembrar que o processo do filosofar se dá por meio da investigação
na qual estudantes e professores descobrem problemas, mobilizam-se na obten-
ção de soluções filosóficas, estudam a História da Filosofia buscando no
trabalho com os conceitos o caminho do filosofar e recriar conceitos.
FONTES:
Filosofia / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006. – 336 p
ASSISTIR MAIS EM:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLGEYBxymOsE523yp54yrjvaJmv3PsEjF6
FONTES:
Filosofia / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006. – 336 p
ASSISTIR MAIS EM:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLGEYBxymOsE523yp54yrjvaJmv3PsEjF6
Sem comentários :
Enviar um comentário