Pesquisar neste blogue

Traduzir para outras idiomas

quinta-feira, 27 de março de 2014

Educação em Primeiro Lugar



Esta é a primeira vez em que um secretário-geral das Nações Unidas priorizou a educação. É uma decisão histórica, que reconhece o poder da educação para transformar vidas e construir sociedades mais sustentáveis, pacíficas e prósperas. Estou orgulhosa de que o secretário-geral tenha delegado à UNESCO o papel de liderança para planejar essa iniciativa e levá-la adiante”. 

Lançada em 26 de setembro de 2012 e apoiada por Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, a Educação em Primeiro Lugar é uma iniciativa que durará cinco anos. Trata-se de uma plataforma de promoção global do mais alto nível, com o objetivo de produzir um incentivo renovado para se alcançar os objetivos internacionalmente acordados para a educação até 2015, e fazer com que do mundo retome os compromissos pela educação.   

Nas palavras do secretário-geral, “quando colocamos a Educação em Primeiro Lugar, nós podemos reduzir a pobreza e a fome, acabar com o desperdício de talentos em potencial e esperar por sociedades mais fortes e melhores para todos”. 

As três prioridades da Educação em Primeiro Lugar são:
      Colocar todas as crianças na escola
      Melhorar a qualidade da aprendizagem
      Promover a cidadania global 

O compromisso pessoal e o poder de convocação do secretário-geral das ONU transmitem a mensagem de que a educação não é simplesmente um imperativo moral, mas sim o melhor investimento que as nações podem fazer para construir sociedades prósperas, saudáveis e igualitárias. 

Ao reunir uma ampla gama de atores, incluindo governos, nações doadoras, a comunidade de negócios, organizações filantrópicas e a mídia, a iniciativa colocará a educação no centro da agenda de desenvolvimento econômico, social e político, portanto, juntos, possamos atingir os objetivos que estabelecemos para nós mesmos.

FONTE http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/education/education-for-all/education-first/#c1097545 

Sem comentários :