Para Elydio dos Santos
Neto, a Educação Transpessoal, é uma proposta educacional preocupada em educar
na e para a ‘inteireza’ do ser humano, isto é, preocupada em educar não apenas
os aspectos racionais do ser humano, mas também outros aspectos que integram
nossa condição humana, de modo especial, os aspectos relativos ao corpo, às
emoções e à espiritualidade.
Por isso, o termo
transpessoal expressa uma concepção mais ampliada de ser humano, isto é, ele
não se reduz ao seu ego construído na cultura e nas sociedades. É isto também,
mas não só isto. Compreende que a construção do humano exige o pessoal e o
transpessoal. Este transpessoal significa ‘sair de si’, de seu ego racional, e
mover-se em direção aos níveis mais profundos de si mesmo; em direção aos
outros seres humanos na vida interpes-soal, social e cultural; em direção à
natureza, aos demais viventes e ao próprio cosmo.
Como outras abordagens, a
educação transpessoal considera fundamental a transmissão crítica dos
conhecimentos, assim como a inserção do educando no processo de construção de
conhecimentos. Entende, porém, que isto não pode limitar-se a conhecimentos de
natureza apenas técnica, conceitual e que venham responder aos interesses da
economia e do mercado.
Ele considera que a Educação
Transpessoal, traz muitas contribuições para a sociedade atual, uma vez que, vivemos
numa sociedade capitalista, que educa as pessoas para aceitarem que o sentido
maior está no consumo. Segundo ele, esta sociedade precisa ser transformada.
Trabalho intelectual e religação dos aspectos internos são, pois, mais uma
possibilidade de ajudar o processo de transformação pessoal e favorecer o
desenvolvimento de uma postura política a favor da construção de uma cultura
com capacidade de justiça e solidariedade. Porém, segundo Elydio a educação não
pode fazer isto sozinha, mas pode ajudar, o que seria uma grande contribuição à
nossa sociedade.
A proposta que ele faz com a
educação transpessoal é de educar na e para a inteireza do ser humano, ou seja,
favorecer que no processo de constituir-se a si mesmo sejam integrados os
diversos aspectos de nossa complexidade e, a partir daí, fortalecer o sujeito
para participar do processo de transformação da sociedade. Isto pode ser feito
no cotidiano da escola.
Fonte: https://www.metodista.br/cidadania/numero-34/por-uma-educacao-transpessoal/
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