Objetivo
1. Ampliar e aperfeiçoar os cuidados e a educação para a primeira infância,
especialmente no caso das crianças mais vulneráveis e em situação de maior carência.
Existe uma grande chance de o Brasil
atingir o Objetivo 1.
Objetivo
2. Assegurar que, até 2015, todas as crianças, particularmente as meninas,
vivendo em circunstâncias difíceis e as pertencentes a minorias étnicas, tenham
acesso ao ensino primário gratuito, obrigatório e de boa qualidade.
O Brasil se situa entre o grupo
de país países que contam com alta probabilidade de atingir o Objetivo 2. No entanto, o progresso
alcançado nas condições de acesso não é igualmente verificado quando são
consideradas as taxas de repetência e abandono e os baixos índices de
desempenho escolar deste nível de ensino: a universalização da educação
primária não tem significado a universalização do acesso aos conhecimentos
básicos.
Objetivo
3. Assegurar que sejam atendidas as necessidades de aprendizado de todos os
jovens e adultos através de acesso equitativo a programas apropriados de
aprendizagem e de treinamento para a vida.
A desigualdade entre as condições de
acesso e os aproveitamentos escolares entre os jovens e adultos brasileiros
pode prejudicar o alcance do Objetivo 3.
Objetivo
4. Alcançar, até 2015, uma melhoria de 50% nos níveis de alfabetização de
adultos, especialmente no que se refere às mulheres, bem como acesso equitativo
à educação básica e contínua para todos os adultos.
É alta a probabilidade de que o
progresso alcançado pelo país não seja suficiente para atingir a redução
desejada no Objetivo 4.
Objetivo
5. Eliminar, até 2005, as disparidades de gênero no ensino primário e
secundário, alcançando, em 2015, igualdade de gêneros na educação, visando
principalmente garantir que as meninas tenham acesso pleno e igualitário, bem
como bom desempenho, no ensino primário de boa qualidade.
A paridade e a igualdade de gêneros,
preconizadas no Objetivo 5, não devem ser alcançadas pelo Brasil até 2015.
Objetivo
6. Melhorar todos os aspectos da qualidade da educação e assegurar a excelência
de todos, de forma a que resultados de aprendizagem reconhecidos e mensuráveis
sejam alcançados por todos, especialmente em alfabetização lingüística e
matemática e na capacitação essencial para a vida.
O Brasil tem pouca chance de
alcançar o Objetivo 6 até 2015.
É nesse cenário que a UNESCO pretende
fortalecer sua cooperação para o desenvolvimento da educação no Brasil, com
base em seu mandato, em sua competência institucional, nas prioridades
estabelecidas pelo país e na percepção segundo a qual a redução da pobreza e o
desenvolvimento sustentável não podem ser alcançados sem o investimento em toda
a agenda do Programa Educação para Todos.
Fonte: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/education/education-for-all/education-for-all-goals/#c1097595
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