Devido a uma combinação de fatores –
como pobreza, disparidade de gênero, isolamento geográfico e situação da
minoria – a qualidade da educação é um sonho distante para muitos, sobretudo
para meninas de famílias pobres de áreas rurais. Elas estão entre as crianças
que enfrentam as maiores barreiras de acesso à educação.
Uma das principais responsabilidades
da UNESCO é defender o direito de toda menina e menino, e de todo homem e
mulher jovem e adulto, a ter educação de qualidade ao longo da vida – independentemente
da definição (formal não formal ou informal).
Educação para Todos no Brasil:
Educação para Todos no Brasil:
O Brasil está entre os 53 países
que ainda não atingiram e nem estão perto de atingir os Objetivos de Educação
para Todos até 2015, apesar de ter apresentado importantes avanços no campo da
educação ao longo das duas últimas décadas.
O Brasil apresentou os seguintes
avanços nestas últimas duas décadas:
Acesso ao ensino fundamental está quase universalizado, com 94,4% da população de 7 a 14 anos incluídos nesse nível de ensino.
A proporção de jovens na idade própria que se encontra no ensino médio é mais que o dobro da existente em 1995, mostrando expressivo avanço no acesso à educação secundária.
Redução das taxas de analfabetismo entre jovens e adultos.
Aumento no acesso ao ensino superior.
Acesso ao ensino fundamental está quase universalizado, com 94,4% da população de 7 a 14 anos incluídos nesse nível de ensino.
A proporção de jovens na idade própria que se encontra no ensino médio é mais que o dobro da existente em 1995, mostrando expressivo avanço no acesso à educação secundária.
Redução das taxas de analfabetismo entre jovens e adultos.
Aumento no acesso ao ensino superior.

a erradicação da pobreza, a redução da
mortalidade infantil, o controle do crescimento populacional, se atingir a
igualdade de gênero e assegurar o desenvolvimento sustentável, a paz e a
democracia.
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