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quinta-feira, 10 de abril de 2014

O ENSINO DA FILOSOFIA - UMA PERSPECTIVA SOCRÁTICA


 “Douta Ignorância” (sábia ignorância) – “só sei que nada sei”, o primeiro passo para o conhecimento é o reconhecimento de que se é ignorante, e ter vontade de aprender;
 Intelectualismo socrático – muitas vezes pratica-se o mal por desconhecimento do bem, “quem conhece o bem o pratica, o mal resulta do desconhecimento do bem”;
Ação Educativa: diálogo socrático (descoberta guiada) – questionar conduzindo o aluno na procura por si próprio da resposta;
Combate o relativismo sofista – os sofistas acreditavam em várias morais e Sócrates veio defender apenas uma -> ética <- introdução de que todas as morais devem ser respeitadas e aceites, se conferirem liberdade a cada um dos seus membros;
Conhecimento Introspectivo - “não sou ateniense nem grego, mas sim um cidadão do mundo” , “conhece-te a ti mesmo”, só podemos conhecer o outro quando nos conhecemos a nós próprios;

Na realidade o aprendizado se faz presente em cada instante, daí nunca podermos dizer que tudo sabemos , quando na realidade o nosso conhecimento, não passa daquele que nos aproxima da nossa afinidade e longe de deter respostas para a eternidade do conhecimento.

O mal advém quase sempre da ignorância de valores educativos, no entanto todos detemos livre-arbítrio, portanto capacidade e opção de escolha.Claro que o próprio tempo no aprendizado no âmbito da solicitude evolutiva tem sempre um cunho de fragilidade entre o que é razão e o que é contraste. Muito dos erros se cometem por omissão, no entanto outros e esses na maioria serão por jeito de oportunidade ou complacência do próprio, como meio de autoproteção, enfim pensando sobrepor a verdade com a hipocrisia e egoísmo exacerbado.

Esse sim um dos cunhos da imensidão de flagelos interiores de devassidão das almas. Depois a enorme confusão com as varias estruturas da relatividade emocional, sentimental e pratica, porque o complexo experiencial e conceito de liberdade estão ao nível das carências de cada Ser. Nós sabemos , que somos , porém não sabemos o que queremos ser, tudo porque o materialismo , torna mais relevante tudo que se faz pela astucia mediática e não pela conscientização do amor. Na verdade a pedagogia socratica é por demais realizadora com a razão e bom senso, pois se não nos conhecemos a nós próprios como vamos conhecer os outros?! É por demais visível que nem a sociedade , se transforma, sem que o ser o faça também na seu objetivo de vida.

Fonte: http://pessoasnotempo.blogspot.com.br/2010/05/pedagogia-socratica.html

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