ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL PEDAGÓGICA
Como fator de transformação
Arlindo
Nascimento Rocha*
“A
Orientação Educacional, hoje, caracteriza-se por um trabalho muito mais
abrangente, no sentido de sua dimensão pedagógica. Possui caráter mediador
junto aos demais educadores, atuando com todos os protagonistas da escola no
resgate de uma ação mais efetiva e de uma educação de qualidade nas escolas”.
(GRINSPUN, 2002)
RESUMO
O
objetivo desse trabalho é desenvolver uma pesquisa visando o aprofundamento do
conhecimento relativamente ao trabalho do Orientador Educacional e as suas
implicações no cotidiano escolar dos alunos, por isso, proponho investigar e
analisar sucintamente alguns aspetos sobre o processo de orientação. Assim
partirei de questões fundamentais, na tentativa de melhor entender o papel do
Orientador Educacional principalmente no Ensino Médio.
Assim
sendo, a questão: até que ponto estará o Orientador Educacional realmente
consciente do seu papel e dos seus direitos e deveres? Será meu guia para
entender os diversos desdobramentos no contexto educativo, tendo em conta o
papel relevante na promoção e formação da consciência, ou seja, estabelecimento
da identidade pessoal do aluno e compreensão de seu relacionamento consigo mesmo,
com os outros e com o mundo. Este processo não pode ser considerado acabado e
sim entendido como dinâmico e um constante “dever ser”. Deve despojar-se de
preconceitos e subjetividade.
Palavras-chave: Orientador
Educacional; Atribuições Profissionais; Pedagogia.
Leia mais em:
*Diplomado em Pedagogia, Graduado em Filosofia, Pós-graduando em Administração, Supervisão e Orientação Educacional.
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