Pesquisar neste blogue

Traduzir para outras idiomas

quarta-feira, 2 de abril de 2014

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL PEDAGÓGICA

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL PEDAGÓGICA
Como fator de transformação 



Arlindo Nascimento Rocha* 

“A Orientação Educacional, hoje, caracteriza-se por um trabalho muito mais abrangente, no sentido de sua dimensão pedagógica. Possui caráter mediador junto aos demais educadores, atuando com todos os protagonistas da escola no resgate de uma ação mais efetiva e de uma educação de qualidade nas escolas”. (GRINSPUN, 2002) 

RESUMO
O objetivo desse trabalho é desenvolver uma pesquisa visando o aprofundamento do conhecimento relativamente ao trabalho do Orientador Educacional e as suas implicações no cotidiano escolar dos alunos, por isso, proponho investigar e analisar sucintamente alguns aspetos sobre o processo de orientação. Assim partirei de questões fundamentais, na tentativa de melhor entender o papel do Orientador Educacional principalmente no Ensino Médio.

Assim sendo, a questão: até que ponto estará o Orientador Educacional realmente consciente do seu papel e dos seus direitos e deveres? Será meu guia para entender os diversos desdobramentos no contexto educativo, tendo em conta o papel relevante na promoção e formação da consciência, ou seja, estabelecimento da identidade pessoal do aluno e compreensão de seu relacionamento consigo mesmo, com os outros e com o mundo. Este processo não pode ser considerado acabado e sim entendido como dinâmico e um constante “dever ser”. Deve despojar-se de preconceitos e subjetividade.

Palavras-chave: Orientador Educacional; Atribuições Profissionais; Pedagogia
Leia mais em: 

*Diplomado em Pedagogia, Graduado em Filosofia, Pós-graduando em Administração, Supervisão e Orientação Educacional. 


Sem comentários :