Pesquisar neste blogue

Traduzir para outras idiomas

sábado, 19 de abril de 2014

NOVOS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO

Neste vídeo, o filósofo Mario Sergio Cortella aponta características, posturas e movimentos que os educadores devem cultivar para a construção de novos paradigmas na Educação.
Temos um sinal curioso de uma certa distorção pedagógica quando alguém nos diz 'os alunos de hoje não são mais os mesmos' e continua dando aula como a 10 ou 15 anos atrás.Toda mudança implica um desequilíbrio momentâneo. O medo desse desequilíbrio pode ser paralisante. Se, na tentativa de andar, um bebê não tivesse a coragem de enfrentar isso, ele nunca andaria. Aquele que lida com o futuro, que lida com a Educação, no qual se deseja uma melhor condição de existência, na qual a vitalidade, a dignidade e a fraternidade tenham lugar, é um educador esperançoso.

Conteúdo:
- Novos paradigmas;
- Momentos graves são também momentos grávidos;
- Cautela reflexiva e cautela imobilizadora;
- Paciência histórica, paciência pedagógica e paciência afetiva;
- O desenvolvimento da competência coletiva;
- O desafio de mudar;
- A capacidade de esperança.


Mario Sergio Cortella é Filósofo, Mestre e Doutor em Educação pela PUC- SP; foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992); tem várias obras publicadas no campo da Filosofia e da Educação; é consultor e conferencista em universidades, instituições (escolares e não-escolares) e redes públicas de ensino.

Sem comentários :