Neste vídeo, o filósofo Mario Sergio Cortella aponta características,
posturas e movimentos que os educadores devem cultivar para a construção de
novos paradigmas na Educação.
Temos um sinal curioso de uma certa distorção pedagógica quando alguém nos diz
'os alunos de hoje não são mais os mesmos' e continua dando aula como a 10 ou
15 anos atrás.Toda mudança implica um desequilíbrio momentâneo. O medo desse
desequilíbrio pode ser paralisante. Se, na tentativa de andar, um bebê não
tivesse a coragem de enfrentar isso, ele nunca andaria. Aquele
que lida com o futuro, que lida com a Educação, no qual se deseja uma melhor
condição de existência, na qual a vitalidade, a dignidade e a fraternidade
tenham lugar, é um educador esperançoso.
Conteúdo:
- Novos paradigmas;
-
Momentos graves são também momentos grávidos;
-
Cautela reflexiva e cautela imobilizadora;
-
Paciência histórica, paciência pedagógica e paciência afetiva;
-
O desenvolvimento da competência coletiva;
-
O desafio de mudar;
-
A capacidade de esperança.
Mario Sergio Cortella é Filósofo,
Mestre e Doutor em Educação pela PUC- SP; foi Secretário Municipal de Educação
de São Paulo (1991-1992); tem várias obras publicadas no campo da Filosofia e
da Educação; é consultor e conferencista em universidades, instituições
(escolares e não-escolares) e redes públicas de ensino.
Sem comentários :
Enviar um comentário