Métodos e metodologias em
educação estão em constante mudança. Tradicionais, construtivistas,
sócio-interacionistas, montessorianos, é tudo uma questão de escolha.
Segundo a UNESCO e Jaques Delors, responsável pelo relatório da Comissão Internacional Sobre a educação do Século XX, para dar conta de sua missão e promover uma aprendizagem ao longo da vida, a educação deve se organizar em torno de quatro aprendizagens fundamentais. Aprendizagens estas que se transformarão para cada indivíduo em pilares do conhecimento e da formação continuada. Sem eles, não estaremos realmente preparando nossos alunos para viver em sociedade.
PILARES DA EDUCAÇÃO
PRIMEIRO: APRENDE A APRENDER
“Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu” (Rubem Alves).
Educadores são pessoas que certamente amam crianças. Mas não basta amá-las. É
preciso que a gente tenha também a vontade de ensinar o mundo as crianças.O primeiro passo é APRENDER a APRENDER. É
necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e
reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao
longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção
permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e
reinventar o pensar.
SEGUNDO PILAR: APRENDER A FAZER
Para APRENDER a APRENDER é preciso aprender a FAZER. As crianças tem verdadeiro fascínio por
fazer. Elas querem o tempo todo “fazer coisas”.Não basta
preparar-se com cuidados para inserir-se no setor do trabalho. A rápida
evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a
enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo
espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas,
valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de
uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser
flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.
TERCEIRO PILAR: APRENDER A CONVIVER
É preciso aprender a CONVIVER, a viver junto, a
compreender o outro, aceitar as diferenças administrar conflitos. Me arrisco
até a dizer que no mundo de hoje, talvez este seja um dos conhecimentos mais
valorizados.Uma educação baseada nestes quatro pilares significa o fim do
ensino-aprendizagem voltado apenas para a absorção de conteúdos. Significa
ainda mais, pois implica em uma educação que liberta que faz crescer, que
valoriza o pensar, e isto independe de qualquer método, metodologia ou linha
pedagógica.No
mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem
aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de
interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a
ter prazer no esforço comum.
QUARTO PILAR: APRENDER A SER
É preciso também aprender a SER, o que necessariamente implica em educar
os ouvidos para ouvir, e ouvir frequentemente o que não é dito. Despertar no
aluno o sentido ético e estético, a responsabilidade pessoal, o pensamento
autônomo, crítico a criatividade. É
importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético,
responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação,
criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à
inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma
das potencialidades de cada indivíduo.
Com base nessa visão dos quatro
pilares do conhecimento, pode-se prever grandes consequências na educação. O
ensino-aprendizagem voltado apenas para a absorção de conhecimento e que tem
sido objeto de preocupação constante de quem ensina deverá dar lugar ao ensinar
a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses
e elaborações teóricas, ser independente e autônomo; enfim, ser socialmente
competente.
Uma educação fundamentada nos quatro
pilares acima elencados sugere alguns procedimentos didáticos que lhe seja
condizente, como:
Relacionar
o tema com a experiência do estudante e de outros personagens do contexto
social;
Desenvolver
a pedagogia da pergunta (Paulo Freire e Antonio Faundez, Por uma Pedagogia da
Pergunta, Editora Paz e Terra, 1985);
Proporcionar
uma relação dialógica com o estudante;
Envolver
o estudante num processo que conduz a resultados, conclusões ou compromissos
com a prática;
Oferecer
um processo de auto-aprendizagem e co-responsabilidade no processo de
aprendizagem;
Utilizar
o jogo pedagógico com o princípio de construir o texto.
Considerações Finais
A principal forma de
trabalhar a educação para o século XXI, vem alicerçada na aplicabilidade dos
quatro pilares da educação. A abordagem principal do tema vem
enfocar as quatro aprendizagens fundamentais, valorizando e respeitando as
particularidades dos educandos, seu tempo de aprender, o convívio deste com o
grupo, entendendo o erro como um processo que levará ao acerto. Busca-se uma educação de qualidade,
quebrando a Idea de quantidade, números, e de resultados.
Dentro desta perspectiva, passa-se a
valorizar o processo de ensino-aprendizagem e o educando de uma forma
holística, trabalhando o todo e não somente as partes, valorizando o processo e
não somente o os fins. O educador deixa de oferecer o
conteúdo pronto e ensina o educando a pensar, a desenvolver o pensamento
crítico, autônomo, participativo e atuante em todo o processo educacional.
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