TENDÊNCIA CRÍTICO SOCIAL
DOS CONTEÚDOS
Surgimento
Da pedagogia crítico social dos conteúdos Surgiu no final dos anos 70 e inicio dos anos 80;
Da pedagogia crítico social dos conteúdos Surgiu no final dos anos 70 e inicio dos anos 80;
Como surgiu?
Surgiu
como a reação de alguns educadores que não aceitaram a pouca relevância que a
pedagogia libertadora dá ao aprendizado do chamado “saber elaborado”. A tarefa
principal é a difusão de conteúdos (...) mas não qualquer conteúdo, e sim, de
conteúdos contextualizados:
Objetivos:
Trabalhar
conteúdos escolares que tenham relevância na vida dos alunos;
Buscar
o papel transformador da escola na sociedade;
Promover
a difusão de conteúdos indissociáveis das realidades sociais;
Propiciar
ao alunado a emancipação e participação ativa no processo ensino-aprendizagem.
“Um conteúdo não pode se dissociar da
realidade social, porque a escola é parte integrante da sociedade, portanto, “agir
dentro dela é também agir no rumo da transformação” (LIBÂNEO, 1992:39).
Parte da análise
reflexiva e crítica do contexto sociocultural;
Faz
a articulação entre educador-educando, e utiliza os meios para apreensão
crítica dos conteúdos, permitindo a apropriação da cultura popular; Considera-se
os conteúdos de ensino como ponto central para se propor uma pedagogia coerente
com a realidade do aluno; Traz uma crítica ao sistema de produção vigente na
sociedade, porém, encontra resistência da classe dominante.
Cinco
passos metodológicos
1) PRÁTICA SOCIAL
INICIAL
Ponto
de partida de todo o trabalho docente.
Evidencia
que a prática social é comum a professores e alunos.
Consiste
no primeiro contato que o aluno mantém com o conteúdo trabalhado pelo
professor.
2) PROBLEMATIZAÇÃO
Constitui
o elo entre a prática e a instrumentalização.
“Trata-se de detectar que questões que
precisam ser resolvidas no âmbito da prática social e, que conhecimento é
necessário dominar” (Saviani, 1999, p.80).
3) CATARSE
Parte
da síncrese inicial à síntese;
Formas
de pensar e agir produzidas histórica e socialmente, incorporadas pelo
indivíduo que as utiliza de forma natural, mas na verdade resultam de um longo
processo educativo.
4) INSTRUMENTALIZAÇÃO
Consiste
na apreensão, “dos instrumentos teóricos e práticos necessários ao equacionamento
dos problemas detectados na prática social; Trata-se da apropriação pelas
camadas populares de ferramentas culturais necessárias à luta que travam diuturnamente
para se libertar das condições de exploração em que vivem.
5) PRÁTICA SOCIAL
FINAL
A
prática social inicial e final é a mesma, embora não o seja. É a mesma enquanto
se constitui “o suporte e o contexto, o pressuposto e o alvo, o fundamento e a
finalidade da prática pedagógica”; Não é a mesma, se considerarmos que o modo
de nos situarmos em seu interior se alterou qualitativamente pela mediação da
ação pedagógica...”. Saviani (1999, p.82),
Modelo
que deriva de uma concepção que articula educação e sociedade
Parte
da constatação de que a sociedade em que vivemos é dividida em classes com
interesses opostos.
Cada
tendência pedagógica percebe a escola, o aluno, professor, os conteúdos, a
postura pedagógica o método, a sociedade, a avaliação de maneira diferenciada;
Síntese das
concepções segundo o enfoque da TCSC:
Papel
da escola; o aluno; o professor; os conteúdos; a sociedade; a postura da
pedagogia; o método; pressupostos;
Papel de escola:
Garantir
a apropriação critica do conhecimento, tornando-o uma arma de luta.
Preparar
o aluno para a vida adulta e suas contradições, através da aquisição de
conteúdos e da socialização; Ela é parte integrante do todo social, e exerce
"uma atividade mediadora no seio da prática social”
Aluno:
Pessoa
concreta que determina e é determinada pelo social, político e individual (sua
própria história). O aluno participa na construção da sua
aprendizagem com suas experiências adquiridas no contexto social;
Professor:
É
um intelectual, o educador que direciona e conduz o processo
ensino-aprendizagem.O mediador entre a realidade social e os conteúdos
A sociedade
Deve
apropriar-se do saber, através do método dialético, responsável pelo confronto
entre as experiências pessoais e o conteúdo transmitido, e pela reflexão e
práxis pode ser transformada.
Os conteúdos:
São
culturais e universais que se constituíram em conhecimentos autônomos. Não
basta que eles sejam apenas ensinados, é preciso que se liguem de forma
indissociável.
A Postura da
Pedagogia:
Assume-se
o saber como tendo um conteúdo objetivo, mas ao mesmo tempo "introduz"
a possibilidade de uma reavaliação crítica frente a este conteúdo.
O método:
Devem
favorecer a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos.
Os pressupostos:
O
aluno se reconhece nos conteúdos e modelos sociais apresentados pelo professor
e o conhecimento novo se apoia numa estrutura cognitiva já existente.
Avaliação:
Preocupação
com a superação do senso-comum para obtenção da consciência crítica; Acentua a
primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais; Admite que o
princípio da aprendizagem significativa, parte do que o aluno já sabe. Não
basta abordar somente os conteúdos atuais, é necessário ter o domínio de
conhecimentos, competências e habilidades amplas para que os alunos possam
interpretar experiências e defender seus interesses, tendo em conta que:
A sociedade – é um placo de conflitos e
contradições gerados pelas relações estabelecidas entre grupos e classes
sociais com interesses diferentes.
O Homem – é um ser situado num mundo material,
concreto e social, onde cabe transformar , através do conhecimento.
O Conhecimento – é inseparável da
pratica social, resulta de trocas entre o sujeito e o meio natural, social e
cultural. Não é o acúmulo de informação, é sim uma reelaboração mental que se
traduz na ação social.
Educação
- acontece na sociedade, mas tem como lugar privilegiado, a escola. Através
dela eleva-se a consciência e prepara o
aluno para a vida adulta, fornecendo conhecimentos, através de conteúdos, para
uma participação ativa na sociedade.
Escola – é um instrumento de lutas das camadas
populares, propiciando de forma sistemática, o acesso ao saber historicamente
acumulando e reavaliado frente às realidades sociais.
Conteúdos de ensino – são culturais, universais,
incorporados pela humanidade, porém reavaliados face às realidades sociais. O
objetivo principal é conscientizar e emancipar o aluno através da participação
ativa; O pensamento dedutivo é utilizado, para observar os diferentes aspectos
da questão estudada; Utiliza-se o pensamento divergente para questionar e
detectar a origem dos problemas; Utiliza-se o conhecimento da realidade do
aluno para solucionar problemas; Promove um processo de aprendizagem
não-alienante, e permite ao aluno a argumentação e a estruturação do pensamento
relacionando o real com o ideal.
http://cev.org.br/biblioteca/a-tendencia-pedagogica-critico-social-dos-conteudos-educacao-fisica-escolar/
http://www.ufrgs.br/psicoeduc/wiki/index.php/Conte%C3%BAdos:_Tend%C3%AAncias_pedag%C3%B3gicas_e_sua_cr%C3%ADtica#Tend.C3.AAncia_progressista_cr.C3.ADtico-social_dos_conte.C3.BAdosC3%8DTICO-SOCIAL.pdf
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